domingo, 6 de novembro de 2011

Occupy Wall Street


Disponível em: <http://blogs-images.forbes.com/jamesmarshallcrotty/files/2011/10/occupy-wallstreetposter.jpg>. Acesso em: 06/11/11.

Conheça o movimento que vem chamando a atenção do mundo globalizado, conscientizando as pessoas e questionando os problemas da sociedade

 
                                                                                             Por Jessica Santos Silva

             No dia 17 de setembro de 2011, iniciou-se uma grande manifestação com o intuito de protestar contra a influência empresarial na sociedade, no governo dos Estados Unidos e também contra a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial. Occupy Wall Street é um evento que já mobilizou mais de dez mil pessoas em todo o mundo e vem ocorrendo em várias cidades dos Estados Unidos e também em algumas localidades da Europa. A origem do nome da manifestação provém do inicio dos protestos que veio a acontecer na bolsa de valores de Nova York  chamada “Wall Street” conhecida como o coração financeiro do mundo.
            Uma bailarina sobre o touro é o símbolo do movimento, sendo que a bailarina representa a humanidade e o touro à força do mercado. Transmitindo assim o conceito da “humanidade acima do mercado” que é um dos principais objetivos dessa manifestação.
            O Occupy Wall Street tem o intuito de protestar contra a desigualdade social, a ganância empresarial e o sistema capitalista como um todo. Tocando na questão do problema dos altos juros cobrados pelos banqueiros que contribuem para a crise mundial prejudicando assim os mais pobres, ou seja a população em geral.
            O movimento não possui líderes é uma organização de pessoas as quais todas podem falar e expressarem suas opniões participando assim das decisões coletivamente.
            Esse movimento cada vez mais esta se tornando tão grande e influente que até mesmo algumas pessoas públicas estão tomando conhecimento dele e contribuindo para que tal evento seja edificado.Recentemente foi visitado por um grande filosofo da atualidade chamado Slavoj Zizek que fez um discurso polemico e realista aos manifestantes do movimento chamado “tinta vermelha” fazendo uma forte crítica ao individualismo do mundo que privilegia mais o ter do que o ser e indagando sobre qual seria a organização ideal denunciando o falso socialismo existente nos países ricos.
            Os manifestantes indicaram que a ocupação será mantida e o protesto continuará "pelo tempo que for necessário para atendimento às demandas"."Wall Street” chama a tenção de todo o mundo pois questiona que é possivel sim pensar em uma nova alternativa sugerindo assim mudanças e melhorias no mundo e na vida das camadas mais desfavorecidas da sociedade. Porém os integrantes do manifesto já admitiram de que tudo é apenas um começo e está bem longe do fim.

Discussão: partindo disso tudo só se percebe o quanto o mundo já demonstra o quanto necessita de um toque de mais sensibilidade, pois se não a própria humanidade se tornará um mar de violência.
 
REFERÊNCIAS

 





Nenhum comentário: