quinta-feira, 10 de novembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA EM GRAMSCI:

ANTONIO GRAMSCI

"A tendência democrática de escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante"

Disponível em: <http://www.marxists.org/glossary/people/g/pics/gramsci.jpg>.
Acesso em: 16/11/11.

Por Jésssica Santos Silva

            Trazendo a questão da cidadania para o nosso blog,não podemos deixar de citar as contribuições do filósofo italiano Antonio Gramsci, pois foi um cidadão que tinha um olhar voltado para a classe trabalhadora a ponto de incomodar as autoridades daquele tempo. Ele alegava que o papel da escola, principalmente tratando-se da escola das classes mais desfavorecidas não era apenas preparar o aluno para que ele se torne um operário no futuro, mas sim formar cidadãos “Intelectuais Orgânicos”, ou seja, cidadãos governantes, e engajados nas lutas das classes sociais a que pertencem, e assim pessoas que ao ter uma consciência crítica, possam organizar a classe social a qual pertence e com isso tornarem-se pessoas ímpares perante a sociedade.
             É interessante, que nós do grupo Unidos para Incluir além de conhecermos um pouco da vida de Gramsci através do conhecimento adquirido através da aula do prof. Osvaldo de Geografia podemos dizer que mesmo ao saber que esse intelectual viveu no início do séc. XX, a visão de mundo que ele tinha era uma visão tão magnífica que sua mensagem, ainda é atual mesmo no séc. XIX. Pois infelizmente ainda hoje a educação não é um direito de todos se formos pensar pelo lado realista, as escolas que atendem aos alunos das classes mais desfavorecidas têm como objetivo prepará-los para o mercado de trabalho, enquanto os ricos ao freqüentarem os melhores colégios têm acesso a uma educação diferenciada e melhor do que a educação que provém da escola dos pobres.
            Gramsci nasceu em uma família numerosa e de origem muito pobre no ano de 1891, adquiriu uma doença quando ainda criança antes dos dois anos, que o deixou corcunda o resto de sua vida, sempre soube encarar seus desafios e se tornar um exemplo até hoje e também um vencedor.
            Gramsci era um ser tão excepcional e à frente do seu tempo que no dia em que foi preso pelo regime fascista até mesmo o próprio juiz o condenou com a seguinte frase “Temos que impedir esse cérebro de funcionar durante 20 anos”. E mesmo na prisão, o Co fundador do partido comunista italiano não deixou de escrever os seus textos, reunindo todos em Cadernos e Cartas do Cárcere.
            Para ele, a escola era uma instituição de tão grande importância da vida das pessoas que seria o instrumento mais importante para a transformação do meio com o todo. Ele acreditava que era necessário educar trabalhadores para que esses seres intelectuais pudessem defender os interesses da classe trabalhadora a que surgiram. Gramsci inspirava-se nas ideologias do filósofo alemão Karl Marx.
            Vale ressaltar que o conceito de práxis algumas vezes é muito mal compreendido pelas pessoas, pois fazem uma ligação de práxis com a prática. Gramsci ao viver em sua época foi o pensador que desenvolveu o conceito de práxis com base nas teorias de Karl Marx e Aristóteles. Gramsci dizia que a práxis nada mais era do que uma história, ou seja, um processo que se dá com a interferência do gênero humano nas condições ambientais, para consecução dos seus propósitos e necessidades. Seria a teoria ligada à prática.
            Gramsci também dizia que entre toda relação de hegemonia é necessária uma relação pedagógica, ou seja, a pedagogia podia ser comparada a um aprendizado. Ela tem o poder de unir a força representada pelas autoridades com a cultura que provém do povo que é chamada de consenso.
            A hegemonia por envolver o poder autoritário e o consenso comum, provém através de lutas, ou seja, de direções constantes primeiro do campo da ética, depois no da política, por isso a escola assume uma grande importância na vida do cidadão por que é necessário primeiro conquistar as mentes para depois caminhar rumo ao poder e cabe a ela formar cidadãos prontos para essa batalha.

            Gramsci morreu aos 46 anos em uma clínica de Roma no ano de 1937 após cumpri 10 anos de prisão. Sua obra, em sua maior parte escrita na prisão teve grande influência no Brasil nos anos 1970 e 1980. 
                                  
Discussão de conceitos  em Gramsci:

Cidadania: A conquista da cidadania deve ser um objetivo da escola, ou seja, cabe a escola a função de dar acesso à cultura das classes dominantes, para que todos possam ser cidadãos plenos.
Hegemonia: Relação de domínio de uma classe social, sobre o conjunto da sociedade.
Intelectuais Orgânicos: Cidadãos governantes e engajados nas lutas das classes sociais a que pertence. Pessoas que organizam e tomam frente da classe, geralmente a menos favorecida e defendem os interesses do povo. Todos os homens são intelectuais, porém nem todos desempenham na sociedade a função de intelectual. O intelectual orgânico é aquele que consegue se destacar. Exemplo mais comum, um pastor.
Senso Comum: Diz respeito, sobretudo à cultura: trata-se de uma liderança ideológica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento.


Observação: o docente Oswaldo Junior do 4º período de Pedagogia  propôs que trouxessemos as contribuições de Antonio Gramsci para refletir sobre a importância do conhecimento da vida a partir desse filósofo. É interessante para a prática pedagógica conhecer pensadores que fizeram história, e é fundamental saber alguns concentos vindo de Gramsci.


REFERÊNCIAS

MARX; GRAMSCI. Natureza  luta de classes. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/sociologia/praxis-marx-e-gramsci.jhtm>. Acesso em: 15/11/11.

Educar para crescer. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/antonio-gramsci-307895.shtml>. Acesso em: 15/11/11.

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